Banner2


Notícias

Imagem/fonte: http://www.institutocarlsagan.org/

Notícia sobre criação de um instituto com o nome de Carl Sagan gera repercussão negativa nos USA e no Brasil


A notícia de que CBPDV - Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores, com sede na cidade de Campo Grande (MS), teria criado um instituto com o nome do famoso astrônomo americano "Carl Sagan", vem gerando repercussão negativa nos Estados Unidos e no Brasil.

O Blog, dito de ciência, denominado "Pharyngula", de PZ Myers (endereço abaixo), considera arrogante a atitude dos criadores do  que chama "Instituto Karl Sagan de Ufologia", e que o grupo brasileiro teria se "apropriado do nome e imagem" do renomado astrônomo "sem autorização".

http://scienceblogs.com/pharyngula/2008/09/on_the_high_velocity_rotation.php 

Afirma que o propósito é o de "implorar doações em seu nome" (do astrônomo). Por fim, indaga sobre a existência de algum bom advogado brasileiro que possa lutar contra a idéia.

No Brasil a repercussão não foi diferente. Capitaneado pelo criador do site "Ceticismo Aberto", Kentaro Mori, o assunto já se alastra por diversos fóruns de discussão e comunidades de ufologia do Orkut.

Mori, em seu site CETICISMO ABERTO, afirma que "o absurdo 'Instituto Carl Sagan' de tais ufólogos, emblematicamente, usa de forma ilegal uma famosa fotografia de Carl Sagan já na página de entrada de seu website."

http://www.ceticismoaberto.com/news/?p=1368

E citando Druyan (viúva de Sagan), informa que esta confirma, referindo-se à atitude dos responsáveis pelo CBPDV, que "O uso que eles fizeram daquela fotografia de Carl não pode ter sido autorizado. Nós possuímos tais direitos".

Também editado por Kentaro Mori, o site de língua inglesa "forgetomori" - http://forgetomori.com/2008/ufos/the-carl-sagan-institute-of-ufology/ -, igualmente, faz uma longa abordagem sobre o tema.

O GEO deixa em aberto, neste espaço, a oportunidade do CBPDV prestar suas informações e versão sobre a ocorrência.

Voltar